Web Designer x Web Developer. Entenda a diferença!

Web Designer x Web Developer. Entenda a diferença!

Uma dúvida frequente para aqueles que estão recém ingressando no mercado de TI, especificamente na área de desenvolvimento web.

Qual a diferença entre um Web Designer e um Desenvolvedor Web (Web Developer)?

Ou…

A diferença entre um Back-end Developer e um Front-end Developer, ou ainda, o que diabos é um Webmaster?

Enfim, essas são questões que podem levar um certo tempo para serem respondidas ao natural e para você não errar feio na frente do seu chefe, iremos deixar essa diferenciação muito clara para você.

Web Designer

Rascunho de um Webdesigner - O WebDesigner - Entenda a Diferença entre um Webdesigner e um Desenvolvedor Web

Como o próprio nome já diz, o Web Designer é o responsável pelo design (visual) da aplicação web, seja ela um website, um CRM, um LMS, um app mobile, enfim, são inúmeras possibilidades. É interessante que o Web Designer possua habilidades com HTML, CSS e JavaScript. Mas não é obrigatoriedade, uma vez que o Web Designer não precisará mexer com o código da aplicação.

O determinante mesmo para este profissional é dominar conceitos e tendências do design para web, conceitos de identidade visual, entendimento de padrões de cores, usabilidade (UX e UI), assim como, ferramentas de edição visual e, em alguns projetos, edição de vídeo e criação de animações.

Entre as ferramentas mais conhecidas para Web Designers, podemos citar a dupla Photoshop e  Illustrator e os rivais Corel Draw e Fireworks; para edição de vídeo e animações, há o After Affects, o Camtasia e entre outros. No projeto inicial da Becode, por exemplo, utilizamos muito o Illustrator, o Camtasia e o After Affects para a criação de nossos vídeos e animações.

Desenvolvedor Web

Existem diversas possíveis subdivisões na carreira de um desenvolvedor web: mobile, game e fullstack developer são algumas delas.

Entretanto, as duas subdivisões mais famosas são:

  • O Desenvolvedor Front-end e;
  • O Desenvolvedor Back-end.

Ambos são considerados desenvolvedores Web, mas é muito importante entender o papel, função e objetivos desses dois tipos de profissionais para que seja possível diferenciá-los.

Desenvolvedor Web Front-end

Tecnologias utilizadas pelo Front-end Developer - Entenda a Diferença entre um Webdesigner e um Desenvolvedor Web

Responsável pela programação da parte frontal da aplicação web, por isso, recebe o nome de “front-end” (tradução literal: o “lado da frente”). Basicamente, o desenvolvedor front-end é o responsável por transformar o design criado pelo Web Designer em código HTML e CSS, adicionando vida a página utilizando JavaScript:

  • Elementos como títulos, textos, fontes, imagens, vídeos e entre outros são adicionados com o HTML;
  • Cores, estilos, efeitos e pequenas animações são adicionadas por regras de CSS;
  • O comportamento da página, sliders, popups, validações e entre outras regras comportamentais são adicionadas via JavaScript, a linguagem de programação mais popular no universo do desenvolvimento front-end.

Em outras palavras, quando uma aplicação web é visualmente atrativa, a “culpa” é do desenvolvedor front-end e do Web Designer.

O mercado para desenvolvedores front-end têm crescido de maneira exponencial nos últimos anos, portanto, conhecer apenas HTML, CSS e JavaScript não é mais suficiente. Atualmente, existem diversos frameworks e bibliotecas que auxiliam o trabalho do Front-end Developer, entre elas, destaque para o AngularJS, Node.js, jQuery, Laravel, Ionic e entre outras.

Você não precisa se desesperar e tentar aprender todas de uma vez só. Primeiro, preocupe-se em solidificar seus conhecimentos em HTML, CSS e JavaScript. Após isto, conheça os frameworks e bibliotecas que irão de fato ajudar no seu trabalho, ou seja, não aprenda algo apenas por aprender ou porque é tendência no mercado front-end se aquilo não irá de fato lhe ajudar.

Desenvolvedor Web Back-end

Tela de código comum para Back-end Developers - Entenda a Diferença entre um Webdesigner e um Desenvolvedor Web

Este profissional será o responsável pela programação back-end do sistema. Se antes o termo “front-end” representava o “lado da frente”, algum palpite quanto ao termo back-end? Sim, obviamente, o “lado de trás” da aplicação, ou seja, a programação pesada: validações, processamento de dados e a comunicação da aplicação com o Banco de Dados e servidores.

No caso, o desenvolvedor back-end irá trabalhar com linguagens de programação, entre as mais conhecidas, destaque para as mais tradicionais: Java, PHP, C#, C, C++ e entre outras que têm se destacado pela facilidade de desenvolvimento proporcionada ao desenvolvedor, o caso de Python e Ruby.

Contudo, o que destaca mesmo o desenvolvedor web não é a quantidade de linguagens de programação que ele conhece, mas sim a sua capacidade de interpretação de algoritmos, conhecimento sobre a lógica por trás da programação e conhecimento sobre os conceitos de programação orientada a objetos, além de possuir plenos conhecimentos sobre o funcionamento de bancos de dados (modelagem, comandos básicos etc) e servidores.

Tendo esses conhecimentos solidificados, não há linguagem de programação que não esteja a altura do desenvolvedor web.

Para finalizar, visto que o trabalho do desenvolvedor back-end pode ser um tanto abstrato, abaixo seguem alguns exemplos de funcionalidades de responsabilidade do Desenvolvedor Back-end:

  • Quando você cria a sua conta em um ecommerce e os seus dados são cadastrados no banco de dados da organização;
  • Quando você faz log in em um sistema, ou seja, digita o seu usuário e senha. É através do back-end que é possível validar se o nome de usuário e a senha estão corretos;
  • Em transações realizadas de forma online, onde os seus dados serão enviados de forma criptografada para um sistema de pagamentos, como o PagSeguro, por exemplo;
  • No caso de CRMs, onde você precisa saber informações sobre a sua loja física como quantidade de produtos em estoque, faturamento, informações de clientes, enfim… Essas informações são acessíveis através de programação back-end, visto que são informações que ficam armazenadas no servidor/banco de dados;
  • Um exemplo mais simples, o rotineiro anexar de um arquivo para envio de e-mails e formulários;
  • Enfim, são diversas as funcionalidades que estão sob responsabilidade do desenvolvedor web back-end.

Webmaster

O gestor das aplicações Web - Entenda a Diferença entre um Webdesigner e um Desenvolvedor Web

O Webmaster é o responsável pelo gerenciamento da aplicação web, tanto do ponto de vista técnico, quanto do ponto de vista visual, contudo, não necessariamente ele será o responsável pela operacionalização da parte visual ou da programação. Como já vimos acima, os responsáveis por isso são, respectivamente, o Web Designer e o Web Developer. O Webmaster será o elo entre ambos os cargos. Claro, em empresas pequenas, há apenas um cargo que normalmente responde como o desenvolvedor que acaba fazendo todas as etapas mencionadas acima.

Voltando para o cargo de Webmaster, este já é antigo, contudo, ele começou a ficar em evidência com a sofisticação dos mecanismos de pesquisa, vulgo Google.

Hoje em dia, não basta a aplicação ser impecável do ponto de vista visual, mas sim deve ser organizada. E, atualmente, organização significa estar de acordo com as regras de Search Engine Optimization – SEO (Otimização para mecanismos de busca). O Webmaster será o responsável por adequar tanto os aspectos visuais, quanto os aspectos técnicos, com as boas práticas de SEO, organizando a aplicação web para que ela seja encontrável, desde que este seja o objetivo da aplicação, é claro.

Para aqueles que pretendem seguir carreira como um webmaster, uma das principais ferramentas existentes no mercado pertence ao próprio google. A ferramenta que antigamente era chamada de “Google Webmaster Tools” e hoje é conhecida como “Google Search Console” é uma verdadeira mão na roda para webmasters. Abaixo, confira um vídeo sobre o Google Search Console.

Conclusão

Bom, esperamos que essa diferenciação tenha ficado clara para você. Como foi visto, todos os cargos possuem características que diferem tais profissionais, tanto do ponto de vista de suas habilidades técnicas, quanto do ponto de vista dos objetivos e funções de cada.

Apesar disso, eles também possuem semelhanças marcantes, todos esses cargos irão trabalhar com aplicações que estarão hospedadas na Web. Nada de aplicação local/ desktop.

(Que fique claro, não estou dizendo que não existam profissionais voltados especificamente para o desenvolvimento desktop, muito pelo contrário, existem! Contudo, sempre que você vir a palavra “Web” na frente, obviamente estamos falando de aplicações Web.)

 

Curso online de HTML5, CSS3 e JavaScript da Becode! O seu primeiro passo para se tornar um front-end developer!

 

Mas enfim, como todos esses profissionais citados irão trabalhar com a Web, mesmo que não seja obrigatório para todos, conhecer HTML, CSS e JavaScript pode facilitar muito o trabalho de Web Designers, desenvolvedores Back-end, Webmaster e, claro, desenvolvedores Front-end, pois tratam-se dos padrões mais conhecidos e utilizados para esses tipos de aplicações.

Espero ter conseguido passar a real diferença entre um Web Designer e um Desenvolvedor Web, além do Webmaster. Se ficou alguma dúvida ou sugestão para acrescentar ao texto, deixe seu comentário abaixo que com certeza iremos responder.

Fonte: Web Designer x Web Developer. Entenda a diferença!


Comments

  1. Me interessei pelo seui seu artigo sobre database marketing.

    Vou adicionar ao meu bookmark para acompanhar
    futuramente. Meu website https://www.dataseek.com.br também possui diversas informações sobre
    o assunto.
    Somos uma empresa de T.I especializada em serviços de empresas brasileiras.

    Parabéns

  2. Adorei seu artigo sobre mailing. Vou adicionar ao meu favoritos para acompanhar futuramente.
    Meu website https://www.dataseek.com.br também possui diversas informações
    sobre o assunto.
    Somos uma Marketing Direto especializada em serviços de enriquecimento de
    dados. Atenciosamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *